VEJA ALGUNS DETALHES DO CONCURSO PARA SOLDADO PMBA/CBMBA

Hoje, dia 10/05, finalmente foi publicado um dos editais mais esperados do ano, o edital para o concurso para soldado PMBA/CBMBA, está disponível no site da banca IBFC.

O Concurso terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado uma vez, mais um ano. O candidato deverá passar por etapas de provas objetivas, discursiva e exames pré-admissionais (avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social).

 Sobre o concurso destacamos algumas informações:

As inscrições serão realizadas pela Internet, no site do IBFC (www.ibfc.org.br), no período das 00h00 do dia 15/05/2017 às 23h59min do dia 19/06/2017, horário de Brasília/DF. Sendo que para solicitação da Isenção de pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e o questionário de investigação social, no site do IBFC(www.ibfc.org.br) no período da 00h00 do dia 15/05/2017 às 23h59min do dia 19/05/2017, horário de Brasília/DF.
Quadro de quantidade de vagas

Alguns requisitos mínimos:

• Ter o mínimo de 18 (dezoito) e o máximo de 30 (trinta) anos de idade completos, comprovado por meio de documento de identidade atualizado, na data fixada para matrícula no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Considera-se com 30 (trinta) anos, o candidato que tenha até 30 (trinta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias no ato da matrícula no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia;
• Possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino;
• Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos, comprovada mediante exame médico-odontológico, testes físicos, exames psicológicos e investigação social, conforme Portaria nº 060 –CG/17 da Polícia Militar da Bahia e Portaria nº 008 CG – CBMBA/2017 do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia;
• Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B;

Realização das provas

A realização das provas objetivas e da prova discursiva está prevista para o dia 06/08/2017 e será realizada nas cidades: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e
Itaberaba para Polícia Militar da Bahia e para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia nas cidades: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas, com duração total de 04 (quatro) horas e 30 minutos.

PMBA Conhecimentos Gerais:

Língua Portuguesa, Matemática/Raciocínio Lógico, História do Brasil, Geografia do Brasil, Atualidades.

PMBA – Conhecimentos Específicos

Noções de Direito Constitucional, Noções de Direitos Humanos, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Igualdade Racial e de Gênero Noções de Direito Penal Militar.

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – Conhecimentos Gerais 

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas E Naturais, Língua Inglesa.

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – Conhecimentos Específicos

Noções de Igualdade Racial e de Gênero, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direitos Humanos.
A prova discursiva terá valor de 100 (cem) pontos e serão apresentados 3 (três) temas e o candidato deverá desenvolver apenas 1 (um) deles, devendo conter o mínimo de 20 (vinte) linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas, observando os critérios estabelecidos na tabela abaixo.
A Prova discursiva será aplicada no mesmo dia e período das provas objetivas, e somente será avaliada a prova discursiva dos candidatos habilitados e melhores classificados nas provas objetivas, até o limite de 1,5 (um e meio) vezes o número de vagas previstas, por cargo/quadro de praças, região de classificação – município/sede e sexo (masculino e feminino), os candidatos que concorrerem às vagas reservadas a candidatos negros, será avaliada a prova discursiva dos candidatos habilitados e melhores classificados nas provas objetivas, considerando o limite de 1,5 (um e meio) vezes o número de vagas reservadas por cargo/quadro de praças, região de classificação – município/sede e sexo (masculino e feminino), conforme distribuição no quadro abaixo, incluindo os empatados na última posição, ficando os demais candidatos reprovados e eliminados do concurso público para todos os efeitos.

Remuneração

Soldado PMBA/CBMBA R$ 2.585,05 (dois mil, quinhentos e oitenta e cinco reais e cinco centavos).
Mais informações VEJA O EDITAL
Ou acesse o site da IBFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *