Uma grande oportunidade para quem pensa em ingressar na área fiscal

Estudar para o Concurso da Receita Federal do Brasil

Uma grande oportunidade para quem pensa em ingressar na área fiscal está preste a chegar. Estamos falando do Concurso da Receita Federal do Brasil, que fará o pedido de 400 vagas para o cargo de Auditor Fiscal.

O Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil é a autoridade pública responsável pela Administração Tributária e Aduaneira da União. Sua função é presidir os procedimentos de fiscalização dos tributos internos federais e dos incidentes sobre o comércio exterior, é de sua exclusiva competência o lançamento do crédito tributário.

O que é necessário para investir na carreira de Auditor ou Analista da Receita?

Para seguir carreira fiscal é necessário possuir nível superior em qualquer área e ser aprovado por meio do concurso da Receita Federal. A banca responsável pelo processo seletivo é a Escola de Administração Fazendária (ESAF), composta por provas objetivas e discursivas, exigindo profundos conhecimentos das disciplinas cobradas e alto nível de preparação dos candidatos. Aconselha-se que esses, comecem os estudos antes da publicação do edital, isso porque os concursos para a RFB são rápidos e possui prazo curto entre sua autorização, publicação do edital, resultado e nomeação dos aprovados. No concurso de 2014, por exemplo, o intervalo entre a autorização do Ministério do planejamento e a publicação do edital foi de 15 dias.

A prova, como dito mais acima, é dividida em objetiva e discursiva. A prova objetiva é composta por conhecimentos gerais e específicos. Sendo cobrado na parte de conhecimentos gerais 20 questões de Língua Portuguesa, e 10 questões para as demais disciplinas, totalizando 70 questões com peso 1, responsável por quase 26% da nota total. Na parte de conhecimentos específicos, são cobradas 70 questões também, sendo 10 de Auditoria e Legislação Tributária, 15 para direito Tributário e para Comércio Internacional e Legislação Aduaneira e 20 restantes para Contabilidade Geral e Avançada. O peso dessas questões com a pontuação total de 140 pontos é cerca de 52%.
A prova discursiva possuem duas questões cada uma valendo 30 pontos.  A 1ª sobre Direito Tributário e a segunda sobre Comércio Internacional.

Todo esforço vale a pena!

Mas, todo esforço é mais do que bem recompensado quando se tem um vencimento inicial de mais de R$20.000,00 com a remuneração mínima. Após a atualização de agosto de 2016, com os benefícios e adicionais o vencimento mínimo é de R$27.213,31. Um ótimo salário que compensa toda preparação para essa seleção, não é a toa que o concurso tem um alto nível de concorrência. Em 2014, inscreveram-se 68.540 para 278 vagas, uma média de 246,5 candidatos por vaga.

Ainda dá tempo de começar a sua preparação para o concurso da Receita.
Um bom início é matricular-se em um curso preparatório, se preparar com antecedência, de maneira planejada, investir em material de qualidade e professores que tenham experiência em concursos públicos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *